1.2.10

Alô, vestibulando! O circo chegou!!


Moro em uma cidade pequena. Daquelas em que todos parecem da mesma família e que tudo o que acontece não demora para que se espalhe. Tenho 18 anos, gosto de estudar, ou melhor, gosto de aprender. Vou prestar vestibular esse ano e, a cada dia, a pressão do êxito aumenta. Procuro mesclar os meus estudos com atividades prazerosas para que sempre esteja com a cabeça tranquila.
Em um desses momentos de relaxamento estava sentando no portão de casa quando vi aproximar-se um carro de som que anunciava:
"Alô, garotada! O circo chegou!! Trazendo muita palhaçada, desinformação e desrespeito. A temporada 2009 promete. Não percam!!"
Não hesitei. Comecei a ligar para todos os amigos do curso. Marquei de irmos assistir ao grande espetáculo do ano. Fomos todos. Ao chegar no local percebi algo de estranho. A entrada era feita mediante a apresentação da confirmação de inscrição no Enem. Não entendi muito bem, mas como o papel estava na minha carteira consegui entrar. Escolhi o melhor lugar, como se estivesse em um camarote. Não demorou e o picadeiro ficou lotado. Foi então que me deparei com outro estranhamento: na platéia só havia vestibulando. Não entendi nada, mas como estava ansioso para o início do espetáculo não dei muita atenção.
Apagaram-se as luzes. O show começou. Eis que surge o primeiro palhaço. Parecia engraçado, com boas brincadeiras e apresentou-se pelo nome de Fernando Haddad. De início, sugeriu que colocássemos narizes vermelhos e encarnássemos o seu personagem. Todos acharam graça e acataram com animação.
Logo depois, iniciou a primeira brincadeira. Distribuiu um caderno com 180 perguntas para que respondêssemos em pouquíssimo tempo - que ideia de mau gosto, né? Em um primeiro momento senti que a platéia ficou um pouco decepcionada com o passatempo, depois acataram e resolveram entrar no clima. Entretanto, antes do início, o palhaço-mor resolveu cancelar todo o aparato, pois um participante havia burlado as regras - é nisso que dá a falta de organização. Voltamos para a estaca zero.



Para não perder a atenção da platéia o palhação resolveu falar meia dúzia de bobagens que achava engraçado. Falou, falou, falou. Teoria não faltou! Em seguida, investiu na mesma brincadeira: mais 180 perguntas. Dessa vez, aconteceu. Indagações meio sem pé nem cabeça, sem sentido, mas todos fizeram o que conseguiram. Nessa hora já não havia mais ninguém achando graça - não era por menos, né? Foi então que ele anunciou que daria o resultado e quem ganhasse teria o direito de participar da companhia do circo. Após muita espera, mais uma brincadeira equivocada: liberou um resultado errado, para em seguida liberar o correto. O que queria? Ver a cara de bobo da platéia, né? Só pode. Tudo bem, estamos em um circo e viemos para nos divertir, pensei.
Tendo conhecimento das respostas pediu para que os melhores colocados se dirigissem à um determinado setor. Coitados! Se bobear, tem gente procurando até hoje. A partir dai, a platéia começou a ficar revoltada. Pagamos caro e ainda fomos feitos - literalmente - de palhaços? Assim não dá. Por incrível que pareça a direção circense manifestou-se. Decidiu mandar todo o público à pizzaria mais próxima para que tudo acabasse em pizza. Como não sou muito chegado a essa iguaria decidi vir para casa e relatar essa fatídica experiência. Fazer o quê? Talvez aqui alguém me entenda!
Nunca confie em um palhaço ou em uma instituição brincalhona. Muito menos em ano eleitoral!



NãoPenetre!
O único blog penetrável.

9 comentários:

  1. Eduardo!
    Bela me falou do blog e sobre esse texto!
    Parabéns! A metáfora do circo sintetizou o que foi o ENEM esse ano e como os estudantes foram tratados pelo MEC.
    Espero que vcs, vestibulandos, ainda consigam dar alguma risada no fim desse circo dos horrorres!
    Beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Laila! Realmente não existe metáfora melhor para explicitar toda a indignação! Continue acessando e comentando à vontade! Até!

    ResponderExcluir
  3. Se superou nessa!
    Muito bom cara!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM, Du! "Alô, alô, vestibulandos, o espetáculo já começou..." O negócio é saber quando ele vai terminar! ¬¬

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É verdade, parece que não tem fim! Mas, a gente guenta firme! Beijo, obrigado! ((:

    ResponderExcluir
  6. Cara, você escreve bem
    Meus parabéns !
    Gostei ! Taí

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Edu... Faço mesmo parte dessa metáfora! E no fim da palhaçada toda, ainda queriam usar como critério de desempate, quem tivesse se inscrito primeiro! Mesmo com aquela confusão toda do site. Ainda bem que voltaram atrás nessa idéia idiota! Muito bom o texto! =)

    ResponderExcluir
  8. BOM PRACARA*&%. Só. Quando tiver ingressos à venda pro espetáculo do Sisu me diga! =)

    ResponderExcluir