2.3.10

Vapt-Vupt




Prender jovens é a solução?
Em um artigo publicado pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira, o Deputado Federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) defendeu mais uma vez - como relator do Congresso deu parecer favorável a esta proposta - a idéia de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos com o intuito de se reduzir a violência. Com isso, reacendeu um grande questionamento: prender jovens é a solução? A resposta, para muitos, é óbvia: NÃO! A solução para a violência não é criminalizar a juventude. Muito pelo contrário, é nessa fase da vida em que se deve estabelecer um programa de recuperação e inclusão social. Como podem achar que colocar um jovem de 16 anos trancafiado com um perigoso bandido de 30 pode ser algo proveitoso e reestruturador? Definitivamente essa não é a saída!

A peituda ofendida (ou nem tanto)
Essa semana a Justiça condenou a rede de lanchonetes Bibi Sucos a pagar uma indenização de R$1,5 mil a Andréia, 42 anos, chamada de "loirinha peituda" numa comanda interna do estabelecimento. A vendedora de loja sentiu-se ofendida e alegou constrangimento diante da situação. Até então, tudo normal e correto. O curioso é que a mesma anunciou que vai utilizar o dinheiro para turbinar ainda mais os seios. Pensando bem, nada mais justo do que investir nessa fonte de renda. Vai ver a intenção é de que a próxima vez o adjetivo seja mais extravagante e a bolada cada vez maior. Está vendo? Depois dizem que as loiras são burras..

Calooouro, SENTIDO!
Vai ano, vem ano e a história se repete. Começam as aulas, começam os trotes e as denúncias pipocam nos meios de comunicação. Desta vez, a brutalidade aconteceu na Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Em uma alusão aos regimes ditatoriais repressores, veteranos submeteram calouros a situações absurdas, como ficarem com carne estragada sobre a cabeça ou então levarem cuspidas no rosto. Realmente inaceitável. No entanto, toda vez que leio esse tipo de reportagem uma outra revolta me domina: como os calouros permitem que esse tipo de coisa seja feita? Medo? Vergonha? Sinceramente, falta atitude e personalidade à essas pessoas. Não faz sentido ficar quieto, aturar toda essa barbárie e só depois procurar a imprensa para denunciar. Dá próxima vez, tenham voz ativa.. dessa forma: "SAI DAQUI, SEU BOBO, FEIO, VETERANO VELHO!!". Pronto!


Adote a campanha



NãoPenetre!
O único blog penetrável.

3 comentários:

  1. Eduardo, seus textos são ótimos!
    Sempre venho dar uma lida!
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Bela! Muito bom saber que tenho fiéis seguidores! Hahaha! Beijo! (:

    ResponderExcluir
  3. Essa história da peituda é revoltante demais! Deveriam retirar a indenização depois dessa "pérola" dela... Contraria totalmente o sentido da ação que ela moveu! E o caso do trote também é trágico. Já o da redução da maioridade penal, bom, acho que pensamos um pouco diferente!

    ResponderExcluir