16.12.09

Você tem um amigo-espelho?







Na vida, a todo momento, fazemos amigos.
É o João, cachaceiro do boteco. O Almeida do trabalho. A Maria da padaria. Tem o Carlos do futebol. Não posso esquecer da Rose, a gostosinha da locadora, meu Deus! Tem aqueles mais chegados como o Beto, amigo de infância do prédio, morador do 104. Ah, o Henrique do 901 - porra, esse era o terror da galera. A Flávia, o Alberto, a Joana, o Augusto, o Goiaba, a Ângela...
Enfim, em qualquer lugar, da praia ao trabalho, do hospital ao boteco, sempre tem alguém para contar uma história ou rir de um caso. Com certeza, muitos passam. Outros ficam mais tempo, mas também passam. No entanto, tem uns que permanecem. E desses, que apesar de toda a correria do dia-a-dia e dos problemas cotidianos, continuam ali, firmes ao lado é que estou falando. Sem desmerecer os outros, afinal, toda a amizade é importante. Ok, ok.. outro dia escrevo sobre vocês, mas agora dá licença? Obrigado. Então, voltando. Ah tá.. os amigos, amiiigos!
Pois bem, essas pessoas mais próximas parecem passar por um processo de Seleção Natural, algo meio Darwinista. E aí, é dessa peneira em que o amigo-espelho aparece. Mas, afinal, o que é um amigo-espelho? Ok, vamos dicionarizar.


[Busca no Aurélio]
- Amigo-Espelho
[Do lat. amicu-espelhus.]
Adjetivo.
1. Que é ligado a outrem por laços fortíssimos de amizade; 
2. Amizade que reflete todos os sentimentos;
3. Amigo verdadeiro, que acima de qualquer coisa, diz o correto;
4. Que ampara ou defende; protetor.


A palavra no seu sentido denotativo pode parecer meio fria. Algo coisificado. Entretanto, quem tem um Amigo-Espelho, sabe muito bem o valor da mesma. Sabe aquela pessoa que independente de estar certo ou errado, diz a real? Não faz cerimônia para te agradar e sim diz o que vai te levar para o melhor caminho? É desse tipo de amigo que me refiro.
Outro dia, lendo textos variados, encontrei um poema de Manuel Bandeira que se referia exatamente à essa problemática:
"Espelho, amigo verdadeiro. Tu refletes as minhas rugas. Os meus cabelos brancos. Os meus olhos míopes e cansados. Espelho, amigo verdadeiro. Mestre do realismo exato e minucioso. Obrigado, obrigado!"
Depois que terminei de ler, fiquei pensando e cheguei a uma conclusão:
Não tem um amigo assim? Pois bem, compre um espelho!


NãoPenetre!
O único blog penetrável.

Um comentário:

  1. Muuito bom o texto! Mas nada de Rose gostosinha da locadora! ahahaha..

    ResponderExcluir